Doenças emergentes no contexto de alterações climáticas
25 de fevereiro 2025
Público Alvo
Professores dos Grupos 230, 520 e 560
Duração
3 horas.
Local
Online
Horário
Dia 25/02
17:00-20:00
Formadores
- Ricardo Parreira Biólogo (CP 1038)
- Rafael Rocha
Preço
Membros da Ordem dos Biólogos com situação regularizada: 15€
Não Membros da Ordem dos Biólogos: 25€
Acreditação
Formação acreditada CFOBiO - artigos 8.º e 9.º do RJFCP para os grupos 230, 520 e 560
Enquadramento
O programa de formação para docentes do ensino secundário subordinado ao tema das "Doenças Emergentes no Contexto de Mudanças Climáticas" apresentará e discutirá a conexão entre as alterações ambientais a nível local e global e a sua relação com a dispersão geográfica e temporal de doenças infeciosas. As mudanças climáticas, como o aumento da temperatura global, o degelo das calotas polares, o aumento da pluviosidade nalgumas regiões do globo e a intensificação de fenómenos meteorológicos extremos têm vindo a transformar os ecossistemas. Por conseguinte, a alterar, por exemplo, os padrões migratórios de animais que, naturalmente, são hospedeiros de manutenção de muitos agentes infeciosos ou a distribuição de vetores destes agentes (ex: mosquitos, carraças e flebótomos), favorecendo o surgimento e a reincidência de doenças como a malária, a leishmaniose, a febre de dengue e zika, ou as encefalites causadas por vírus neurovirulentos. No contexto curricular, o objetivo deste curso será o de oferecer aos professores conhecimentos atualizados sobre os mecanismos biológicos e ecológicos que sustentam essas mudanças e seu impacto na saúde pública, concretizando-os com exemplos.
Programa das Sessões
1) Introdução às Alterações Climáticas
2) Impactos ambientais e sociais globais.
3) Alterações na biodiversidade e ecossistemas.
4) Doenças Emergentes e Reemergentes.
5) Definição, causas e exemplos (ex: dengue, malária, zika, febre do Nilo Ocidental, leishmaniose, encefalites virais a metapneumovírus, gripe aviária).
6) Distribuição de vetores/hospedeiros de manutenção e fatores de risco.
7) Efeitos das Alterações Climáticas na Saúde Pública.
Objetivos gerais
- Clarificar a ligação entre mudanças climáticas e doenças emergentes, fornecendo aos docentes um entendimento robusto dos processos que vinculam as alterações climáticas ao aparecimento e propagação de novas doenças infeciosas.
- Atualizar conhecimentos em saúde pública e ecologia, proporcionando informação atualizada das tendências mundiais de saúde e das alterações nos ecossistemas que facilitam a disseminação de vetores de enfermidades.
- Fomentar a conscientização ambiental e para a saúde, abordando os conceitos de saúde ambiental, humana e animal como um todo (One Health) de forma a promover o futuro envolvimento dos estudantes em discussões sobre sustentabilidade e saúde, estimulando a ponderação sobre estratégias de mitigação e ajuste a essas alterações.