Caras e Caros Biólogos,
Receberam por estes dias o envelope com os boletins de voto e todos os documentos necessários para que possa exercer o vosso voto.
Bastará seguir as instruções da “carta” que vai junta aos documentos e devolver via CTT de modo que esteja na sede nacional até às 18.00 horas de dia 28 de março.
Apelo à vossa participação pois, não obstante estarmos numa eleição em que para cada um dos órgãos a sufrágio se apresentou uma só lista, uma votação expressiva será um bom indicador da saúde democrática da nossa associação profissional.
A heterogeneidade de cada uma das listas, juntando Biólogos mais antigos e mais recentes, de áreas geográficas e atividade profissional distinta, é em si mesma um bom reflexo da vitalidade da Ordem e a confiança de que poderemos fazer mais e melhor.
É esse mesmo sentimento – acreditar que é possível continuar a pugnar por uma Ordem dos Biólogos mais forte, que lute pela valorização da profissão e pela afirmação dos Biólogos na sociedade - que me fez tomar a decisão de apresentar uma segunda candidatura a Bastonária.
Sei que não atingimos todos os objetivos que nos tínhamos proposto em 2021, mas sei também que conseguimos dar passos importantes na organização interna e ajudar a consolidar a posição dos Biólogos em domínios tão importantes como a Biologia Humana e Saúde e as relações institucionais com outras Ordens. Foi um mandato marcado pela revisão da Lei das Ordens e dos Estatutos das profissões auto-reguladas, com o conjunto das alterações regulamentares e organizacionais que isso implicou. Envolvemos neste trabalho todos os Biólogos que integram os órgãos de gestão da Ordem e todos os outros que se quiseram juntar. Foi um trabalho árduo, mas profícuo.
Criámos Órgãos novos e integrámos não membros na gestão da atividade da Ordem, designadamente o Conselho de Supervisão e o Provedor dos Destinatários dos Serviços, promovendo com sucesso a revisão (e/ou criação) de todos os regulamentos internos e de funcionamento durante o ano de 2024. Fizemos a revisão dos Títulos de Especialista e produzimos novos títulos dando resposta à solicitação dos membros. Aguardamos a sua homologação pela tutela, nos termos da lei das Ordens Profissionais.
Reforçamos os acordos internacionais, em especial através da celebração de um protocolo com os nossos congéneres brasileiros – o Termo de Reciprocidade entre a Ordem dos Biólogos e o Conselho Federal dos Biólogos Brasileiros.
Implementámos uma nova plataforma informática, que esperamos melhorará fortemente a comunicação entre os membros e os serviços, bem como entre a Ordem e a sociedade.
Os tempos são desafiantes, a nível pessoal, a nível nacional - em especial sobre o papel das Ordens Profissionais-, mas acima de tudo a nível mundial. Mas estamos certos que a valorização dos Biólogos e a sua afirmação profissional em todas as áreas de atuação estará inevitavelmente ligado à existência de uma ORDEM dos BIÓLOGOS mais forte, mais profissional, mais transparente e capaz de dar respostas mais atempadas e apoio às necessidades e desafios dos seus membros.
Da minha parte, o meu profundo agradecimento a todos os que aceitaram o desafio de caminhar comigo ao longo desta (longa) jornada e a todos os que aceitaram integrar estas listas. Obrigada a todos.
Bem hajam!
Votem!
Maria Jesus Fernandes
Lisboa, 7 março de 2025
Mensagem da Bastonária - Eleições 2025