A Ordem dos Biólogos felicita todos os alunos e docentes de Biologia e Geologia pelo compromisso demonstrado e pelos melhores resultados nacionais obtidos na 1.ª fase de 2025 . O Exame Nacional de Biologia e Geologia, realizado por 37703 alunos na 1.ª fase de 2025, registou uma média nacional de 12,4 valores.Este resultado representa uma subida assinalável de 25 pontos face ao valor do ano passado, cuja média foi de 9,9 valores. O desvio padrão foi de 41, evidenciando uma significativa dispersão relativamente à média, mas confirmando a tendência de melhoria dos resultados a nível nacional.
Esta evolução positiva reflete-se também na análise global dos exames nacionais de 2025, sendo Biologia e Geologia uma das disciplinas onde a melhoria das médias foi mais significativa,
A melhoria expressiva da média nacional pode estar relacionada com vários fatores, entre os quais se destaca uma maior adequação da prova ao perfil dos alunos do ensino secundário. Em contraste com anos anteriores, em que se apontavam críticas à extensão e complexidade de alguns itens, a prova de 2025 revelou-se mais objetiva, equilibrada e centrada nas competências e aprendizagens desenvolvidas ao longo do ensino secundário, sem deixar de exigir rigor científico e capacidade de raciocínio.
A estrutura da prova manteve a distribuição equilibrada entre Biologia e Geologia, e entre os conteúdos do 10.º e 11.º anos, com um número adequado de itens obrigatórios e opcionais. A valorização da compreensão de fenómenos, da análise de dados experimentais e da aplicação de conhecimentos, aliada a uma linguagem mais clara e acessível, poderá ter contribuído decisivamente para o aumento da confiança dos alunos na realização do exame — e, consequentemente, para um melhor desempenho.
Será essencial manter uma aposta consistente na qualidade do ensino, reforçar a formação contínua dos professores, o ensino experimental e fomentar o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e cientificamente atualizadas, de modo a garantir que os resultados continuam a evoluir positivamente e, sobretudo, a consolidar uma verdadeira literacia científica nas novas gerações, preparando-as para os desafios de um mundo cada vez mais marcado pelo conhecimento e pela complexidade das questões biológicas e ambientais.
Descarregue aqui o parecer conjunto da Ordem dos Biólogos e Associação Portuguesa de Geólogos
Média nacional sobe na 1.ª Fase de 2025 do Exame Nacional de Biologia e Geologia