Entrega de prémios da Olimpíadas Portuguesas da Biologia

Com a participação de 11549 alunos de 604 escolas
19 de maio de 2025 por
Entrega de prémios da Olimpíadas Portuguesas da Biologia
Webmaster
| No comments yet

Realizou-se ontem, 18 de Maio, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a cerimónia de entrega de prémios das Olimpíadas Portuguesas de Biologia (OPB). O evento reuniu alunos e professores de todo o País que participaram, ao longo do ano letivo 2024/2025, nesta iniciativa que promove o gosto pela ciência e a excelência no ensino da biologia. Ao todo, participaram nas Olimpíadas 11 549 alunos, de 604 escolas.


Os oito alunos finalistas, agora distinguidos, irão representar Portugal em duas das mais prestigiadas competições internacionais da disciplina: as Olimpíadas Internacionais de Biologia (IBO), que terão lugar em Julho, nas Filipinas, e as Olimpíadas Ibero-Americanas de Biologia (OIAB), a realizar-se em Setembro, na Colômbia.


A Bastonária da Ordem dos Biólogos, Maria de Jesus Fernandes, destacou a relevância das OPB como alicerce do futuro científico do País. “Estas Olimpíadas são muito mais do que uma competição, são uma plataforma de excelência onde se cultivam talentos, se despertam vocações e se estreitam ligações entre ensino, investigação e sociedade”, disse, acrescentando que “estes jovens representam o melhor que o nosso sistema educativo tem para oferecer na área da biologia”.


A bastonária sublinhou ainda a importância das provas para o desenvolvimento pessoal e académico dos estudantes, uma vez que “as OPB promovem o pensamento crítico, a curiosidade científica e o rigor metodológico”. “Estas competências são essenciais para a construção de uma cidadania informada e de uma ciência comprometida com os desafios do nosso tempo”, concluiu.


As Olimpíadas Portuguesas de Biologia são organizadas pela Ordem dos Biólogos, em parceria com instituições de ensino e centros de investigação, e visam estimular o interesse pela biologia, fomentar o talento jovem e aproximar o ensino secundário da investigação científica. Desde 2013, Portugal participa nas Olimpíadas Internacionais de Biologia, tendo já arrecadado inúmeras distinções, incluindo medalhas e diplomas de mérito.

A Ordem dos Biólogos felicita todos os participantes, professores e escolas envolvidas e deseja o maior sucesso aos finalistas nas próximas competições internacionais, reafirmando o seu compromisso com a promoção da ciência e da educação em Portugal.

Consulte aqui a lista dos melhores classificados por ano de escolaridade, a classificação final, e os alunos apurados para as olimpíadas internacionais da biologia.

Iniciar sessão to leave a comment